Inbound Marketing

Uma estratégia poderosa que pode alavancar as suas vendas!

Entenda o que é como ele pode ajudar o seu negócio.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Conteúdo, é uma das ferramentas que pode ser utilizada no mundo digital para aumentar o engajamento do seu público-alvo e de ampliar sua rede de clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso. Uma maneira de atrair, envolver e agregar valor ao seu negócio, além de criar uma percepção positiva da sua marca e, consequentemente, aumentar o resultado das suas vendas.

Como surgiu esse conceito?

Oficialmente, a ideia de Inbound Marketing, apareceu nos Estados Unidos e começou a se tornar popular a partir de 2009, logo após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Mas a HubSpot, uma das pioneiras na criação e aplicação dessa metodologia, tem uma definição mais fácil de ser entendida:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Ou seja, podemos dizer que é uma estratégia de marketing digital onde uma empresa posiciona sua marca através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Mas para que serve?

Atrair tráfego;
Converter visitantes em leads;
Converter leads em vendas;
Transformar consumidores em clientes fidelizados e aumentar seus lucros.

O foco principal em uma estratégia poderosa de Inbound Marketing é gerar tráfego para um site. Utilizando técnicas de Search Engine Optimization (SEO), e-mail marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais é possível potencializar e aumentar o alcance dentro do público-alvo, atraindo como um imã para o conteúdo elaborado especialmente para impactá-lo.

Ao contrário do antigo modelo de marketing (Outbound Marketing), que usa táticas para “empurrar” produtos ou serviços para o cliente, o “marketing de atração” adota estratégias para despertar o interesse com um conteúdo atraente e de qualidade, sendo seu principal objetivo produzir e compartilhar conteúdos relevantes para o seu público através de:

Posts em blogs;
eBooks;
Infográficos;
Webinars, Podcasts e fóruns online;
Vídeos online;
Enquetes, testes e questionários;
E-mail marketing;
Conteúdo nas redes sociais.

Entenda melhor como funciona

 A estratégia de Inbound marketing é composta basicamente por 4 passos: atração, conversão, fechamento e satisfação do cliente – em que um desconhecido se interessa pelo seu produto ou serviço e pode chegar a se tornar um fã ou grande incentivador que irá lhe ajudar a atrair novas pessoas interessadas no que a sua empresa tem a oferecer.

marketing de conteúdo atração conversão fechamento satisfação

1ª Fase – Atração:  Nesta primeira fase, é definido o tipo de público que tem potencial para tornar-se seu cliente. Esses indivíduos são também chamados buyer personas (ou clientes ideais). O objetivo aqui é traçar estratégias de acordo com o perfil que foi delineado. É a fase de criar e alimentar as redes sociais para mostrar o que você tem a oferecer e atrair seguidores para interagirem com suas publicações.

2ª Fase – Conversão:  A conversão é a famosa “nutrição de leads” e que tem como foco educar o seu público, fase esta que costuma ser confundida com a fase da atração. Na conversão, você deve direcionar os esforços em fornecer conteúdos qualificados e materiais ricos para o indivíduo que já demonstrou interesse na sua empresa.

3ª Fase – Fechamento:  O fechamento é o ponto essencial do Inbound Marketing, pois é a fase em que estamos na parte final da nutrição. Através de mecanismos de automação de marketing, direciona-se um grupo de e-mails com o objetivo de colocar o seu produto ou serviço como solução, destacando as vantagens que o cliente terá em utiliza-lo.

4ª Fase – Satisfação:  Por fim, a satisfação. A fase da satisfação é um momento importante e que muitas vezes é deixado de lado, mas que pode ser o divisor de águas para aumentar o seu faturamento. A palavra-chave aqui é: retenção, pois uma vez que você conquistou o cliente, ele não pode e nem deve ser esquecido. É preciso fazer a manutenção desse relacionamento que você lutou tanto para conseguir. O fundamental é continuar a publicar e compartilhar conteúdo, pois além de ajudá-lo a aproveitar melhor o seu produto/serviço, você promove continuamente a reputação da sua marca.

Como o Inbound Marketing contribui para o crescimento da sua empresa?

Uma boa estratégia de marketing digital deve ter como foco primordial o público que a empresa deseja alcançar. Todas essas “iscas” que mencionamos contribuem e muito na obtenção de sucesso, mas, para atingir os resultados e potencializar a sua taxa de conversão, é essencial criar uma boa landing page e investir na manutenção do relacionamento com os clientes. Pois, não adianta focar apenas nas estratégias de atração de leads, é importante acompanhar e apostar em todas as fases do processo de venda.

Se diferencie pelo conteúdo

Ao fornecer um conteúdo útil e interessante para o público certo, você consegue criar uma aproximação maior com o consumidor. Ele estará conectado à sua empresa através de conteúdos interessantes, fica mais informado sobre o assunto e, consequentemente, sobre o que você tem a oferecer e como pode solucionar o problema dele. Assim, optando por adotar o inbound marketing, sua empresa não só vira autoridade e formadora de opinião no assunto, como também ensina o cliente como ele pode virar um lead qualificado para o seu setor comercial.

Quer saber mais sobre essa estratégia vencedora? Temos a solução de Inbound Marketing perfeita para destacar você no mercado.