Identidade Visual para Advogados: Como criar a logo do seu escritório

por 8 dez, 2019Design, Marketing Jurídico0 Comentários

A identidade visual para advogados é a combinação de elementos visuais que representa uma empresa ou negócio. Sua importância está no posicionamento da marca e na forma como o seu escritório será lembrado.

A Identidade Visual vai muito além de um simples logotipo. Pode ser aplicada de diversas formas, incluindo materiais gráficos (cartões de visita, bloco de anotações, papel timbrado, envelopes, etc) e também em materiais digitais.

Para causar impacto em seu público, você precisa de uma identidade visual que transpareça a personalidade da sua marca. Que una as características do sua área de atuação com um bom design e que seja reconhecível em qualquer lugar. 

Você pode contar com as cores, formas e tipografias para construir uma identidade visual padronizada para o seu escritório.

Identifique os melhores elementos para construção da identidade visual para Advogados

Para identificar os melhores elementos visuais para o projeto de identidade visual de seu escritório, você precisa primeiro fazer um breve estudo de mercado, pesquisar as principais tendências dentro do seu setor de atuação. A partir daí, indicar os elementos e formas que faram parte do design da sua marca.

Preencha o formulário de briefing da agência contratada pelo seu escritório de forma clara, objetiva. Ressaltando como você quer que a sua marca seja vista pelo público. Esse documento é um elemento indispensável na criação de uma identidade visual adequada e marcante para o seu escritório.

A partir dessa etapa, chegou a hora de decidir qual tipografia utilizar, formas, elementos gráficos, e principalmente, as cores que irão fazer parte de sua marca para impactar seus clientes.

Exemplo de design de logo para escritório de Advocacia.

Como utilizar as cores no Marketing Jurídico?

Cada cor tem um significado e uma influência diferente no cérebro, por isso é importante saber qual delas se encaixa melhor ao seu perfil de negócio.

Estabelecer um padrão através das cores é essencial para que os seus clientes possam identificar sua marca e para elaborar estratégias de marketing jurídico para o seu negócio.

Entenda o significado das cores, isso irá ajudar a criar uma identidade visual marcante e relevante para seu escritório.

Entenda como funciona a psicologia de algumas cores:

Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade;

Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela;

Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade;

Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza;

Laranja: energia, humor, expansão, vibração, calor, entusiasmo;

Preto: poder, sofisticação, formalidade, mistério, estilo, profundidade;

Branco: proteção, paz, limpeza, simplicidade, precisão, respeito;

Marrom: resistência, simplicidade, materialismo, confiabilidade, conforto, terra;

Prata: tecnologia, suavidade, glamour, elegância, diferença, fascínio;

Dourado: riqueza, extravagância, prosperidade, grandeza, calor, preciosidade.

Aposte em elementos simples e que transmitam uma mensagem clara. Evite exageros nas combinações e o excesso de cores!

Obs.: O Código de Ética e Disciplina da OAB permite o uso de logotipo desde que este seja discreto, moderado. Portanto o profissional que for desenvolver o logotipo deve estar por dentro das normas.

Crie o Logotipo ideal para o seu escritório jurídico

O logotipo é a base para a identidade visual da sua marca. É a partir dele que qualquer outro componente gráfico será produzido.

Com a ajuda de um profissional qualificado, você irá entender o que atrai os seus clientes com os serviços que você oferece.

Pense em algo de fácil entendimento para que os clientes possam reconhecer o desenho da marca todavia é preciso despertar curiosidade, um interesse em saber mais sobre o que ela tem a oferecer.

As imagens são poderosas, portanto o seu logotipo deve expressar todo o potencial da sua marca de forma simples e intuitiva para o seu cliente.

Exemplo de aplicações da identidade visual em materiais gráficos. Saiba mais

Peças de identidade visual fundamentais para escritórios de Advocacia

A comunicação corporativa jurídica abrange uma série de aspectos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de estratégias de marketing para escritórios de advocacia.

As peças e a abrangência da identidade visual devem estar diretamente ligadas a como sua empresa se relaciona com os clientes. Entendendo isso, você poderá definir as peças que precisam ser desenvolvidas, algumas delas são:

Entendendo isso, você poderá definir as peças que precisam ser desenvolvidas, algumas delas são:

  1. Cartões de visitas;
  2. Envelopes personalizados, pastas, papéis timbrados, blocos de nota e canetas;
  3. Criação de website corporativo para seu escritório;
  4. Criação de um blog jurídico com conteúdo valioso para os seus clientes;
  5. Assinatura de E-mail;
  6. Identidade Visual padronizada no interior de seu escritório;
  7. Peças estratégicas de comunicação para o seu escritório;
  8. Publicações em Redes Sociais.

Fique atento!

Tenha em mente a importância da identidade visual para o seu escritório e acompanhe cada detalhe, qualquer vestígio de falta de organização e planejamento irá transparecer em sua marca, e isso pode afastar seus clientes.

É possível criar uma identidade visual marcante para advogados, sem ferir o Código de Ética da OAB. Baixe nosso eBook

Nós da Impetus somos especialistas em Marketing Jurídico. Vamos te ajudar com todo o processo de identidade visual de seu escritório.

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