A identidade visual para advogados é a combinação de elementos visuais que representa uma empresa ou negócio. Sua importância está no posicionamento da marca e na forma como o seu escritório será lembrado.
A Identidade Visual vai muito além de um simples logotipo. Pode ser aplicada de diversas formas, incluindo materiais gráficos (cartões de visita, bloco de anotações, papel timbrado, envelopes, etc) e também em materiais digitais.
Para causar impacto em seu público, você precisa de uma identidade visual que transpareça a personalidade da sua marca. Que una as características do sua área de atuação com um bom design e que seja reconhecível em qualquer lugar.
Você pode contar com as cores, formas e tipografias para construir uma identidade visual padronizada para o seu escritório.
Identifique os melhores elementos para construção da identidade visual para Advogados
Para identificar os melhores elementos visuais para o projeto de identidade visual de seu escritório, você precisa primeiro fazer um breve estudo de mercado, pesquisar as principais tendências dentro do seu setor de atuação. A partir daí, indicar os elementos e formas que faram parte do design da sua marca.
Preencha o formulário de briefing da agência contratada pelo seu escritório de forma clara, objetiva. Ressaltando como você quer que a sua marca seja vista pelo público. Esse documento é um elemento indispensável na criação de uma identidade visual adequada e marcante para o seu escritório.
A partir dessa etapa, chegou a hora de decidir qual tipografia utilizar, formas, elementos gráficos, e principalmente, as cores que irão fazer parte de sua marca para impactar seus clientes.
Como utilizar as cores no Marketing Jurídico?
Cada cor tem um significado e uma influência diferente no cérebro, por isso é importante saber qual delas se encaixa melhor ao seu perfil de negócio.
Estabelecer um padrão através das cores é essencial para que os seus clientes possam identificar sua marca e para elaborar estratégias de marketing jurídico para o seu negócio.
Entenda o significado das cores, isso irá ajudar a criar uma identidade visual marcante e relevante para seu escritório.
Entenda como funciona a psicologia de algumas cores:
Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade;
Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela;
Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade;
Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza;
Laranja: energia, humor, expansão, vibração, calor, entusiasmo;
Preto: poder, sofisticação, formalidade, mistério, estilo, profundidade;
Branco: proteção, paz, limpeza, simplicidade, precisão, respeito;
Marrom: resistência, simplicidade, materialismo, confiabilidade, conforto, terra;
Prata: tecnologia, suavidade, glamour, elegância, diferença, fascínio;
Dourado: riqueza, extravagância, prosperidade, grandeza, calor, preciosidade.
Aposte em elementos simples e que transmitam uma mensagem clara. Evite exageros nas combinações e o excesso de cores!
Obs.: O Código de Ética e Disciplina da OAB permite o uso de logotipo desde que este seja discreto, moderado. Portanto o profissional que for desenvolver o logotipo deve estar por dentro das normas.
Crie o Logotipo ideal para o seu escritório jurídico
O logotipo é a base para a identidade visual da sua marca. É a partir dele que qualquer outro componente gráfico será produzido.
Com a ajuda de um profissional qualificado, você irá entender o que atrai os seus clientes com os serviços que você oferece.
Pense em algo de fácil entendimento para que os clientes possam reconhecer o desenho da marca todavia é preciso despertar curiosidade, um interesse em saber mais sobre o que ela tem a oferecer.
As imagens são poderosas, portanto o seu logotipo deve expressar todo o potencial da sua marca de forma simples e intuitiva para o seu cliente.
Peças de identidade visual fundamentais para escritórios de Advocacia
A comunicação corporativa jurídica abrange uma série de aspectos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de estratégias de marketing para escritórios de advocacia.
As peças e a abrangência da identidade visual devem estar diretamente ligadas a como sua empresa se relaciona com os clientes. Entendendo isso, você poderá definir as peças que precisam ser desenvolvidas, algumas delas são:
Entendendo isso, você poderá definir as peças que precisam ser desenvolvidas, algumas delas são:
- Cartões de visitas;
- Envelopes personalizados, pastas, papéis timbrados, blocos de nota e canetas;
- Criação de website corporativo para seu escritório;
- Criação de um blog jurídico com conteúdo valioso para os seus clientes;
- Assinatura de E-mail;
- Identidade Visual padronizada no interior de seu escritório;
- Peças estratégicas de comunicação para o seu escritório;
- Publicações em Redes Sociais.
Fique atento!
Tenha em mente a importância da identidade visual para o seu escritório e acompanhe cada detalhe, qualquer vestígio de falta de organização e planejamento irá transparecer em sua marca, e isso pode afastar seus clientes.
É possível criar uma identidade visual marcante para advogados, sem ferir o Código de Ética da OAB. Baixe nosso eBook
Nós da Impetus somos especialistas em Marketing Jurídico. Vamos te ajudar com todo o processo de identidade visual de seu escritório.